terça-feira, 20 de agosto de 2013

Beto Richa vence em 2014 em todos os sete cenários pesquisados



Richa desponta na liderança em todos cenários consultados pelo Instituto Paraná Pesquisas

O governador Beto Richa (PSDB) é o grande favorito para vencer as eleições estaduais em 2014, conforme mostra pesquisa divulgada pelo jornal Gazeta do Povo neste domingo (18). O levantamento de intenções de voto mostra Beto Richa à frente nos seis cenários de primeiro turno pesquisados, com até 41% dos votos, e também em uma simulação de segundo turno contra Glesi Hoffmann (PT), em que Richa vence por 52% contra 34%. 

O levantamento, do Instituto Paraná Pesquisas, também mostra que o governo Beto Richa tem aprovação de 67% em todo o Estado, e que é maior ainda no interior, com 72%.

“A aprovação dos paranaenses ao governo mostra que estamos no caminho certo e serve de estímulo para trabalharmos cada vez mais pelo desenvolvimento do Estado e pela melhoria da qualidade de vida da população”, disse o governador Beto Richa.

Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não é apresentado, Beto Richa também está bem à frente, com 12% das intenções, contra 4% de Roberto Requião (PMDB) e 3% de Gleisi Hoffmann. Requião lidera a pesquisa em rejeição, com 34% dos paranaenses dizendo que não votariam nele de forma alguma.

A pesquisa foi realizada entre 10 e 14 de agosto. O instituto entrevistou 1.503 eleitores em 72 cidades paranaenses. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. 

Veja os cenários:


Cenário 1
Beto Richa 39%
Gleisi Hoffmann 24%
Roberto Requião 21%
Joel Malucelli 2%

Cenário 2
Beto Richa 39%
Gleisi Hoffmann 25%
Roberto Requião 22%

Cenário 3
Beto Richa 41%
Osmar Dias 23%
Roberto Requião 22%

Cenário 4
Beto Richa 33%
Ratinho Jr. 21%
Osmar Dias 18%
Roberto Requião 17%

Cenário 5
Beto Richa 27%
Ratinho Jr. 17%
Gleisi Hoffmann 16%
Alvaro Dias 16%
Roberto Requião 13%
Joel Malucelli 1%

Cenário 6
Beto Richa 25%
Ratinho Jr. 16%
Gleisi Hoffmann 14%
Roberto Requião 12%
Alvaro Dias 12%
Osmar Dias 10%
Joel Malucelli 1%
Paulo Bernardo 1%

Cenário 7 – Segundo Turno
Beto Richa 52%
Gleisi Hoffmann 34%


Richa tem aprovação de 67%

A pesquisa também avaliou a aprovação do governo Beto Richa, que é de 67%. Este número oscilou dentro da margem de erro do mesmo levantamento da Paraná Pesquisas do ano passado, quando Richa tinha aprovação de 70%. 

A aprovação de Richa aumenta quando somente o interior do Estado é levado em conta, onde Richa é aprovado por 72% dos moradores. Na capital, a aprovação é de 56%.

Ratinho Jr aparece em segundo lugar

O deputado federal Ratinho Jr. (PSC) foi a surpresa da pesquisa. Nos cenários em que seu nome aparece, ele ocupa a segunda posição, perdendo somente para Beto Richa. Com 16%, 17% e 21% das intenções de voto, Ratiho Jr. está à frente de Gleisi Hoffmann, Requião e os irmãos Alvaro e Osmar Dias. Ratinho Jr faz parte da equipe de governo de Richa, ocupando o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano.


Requião lidera em rejeição

O Instituto Paraná Pesquisas mostra que o senador Roberto Requião é campeão em rejeição no Paraná. Ele tem rejeição de 34%. Em segundo lugar está Ratinho Jr, com 20%, e em terceiro, Alvaro Dias, com 16%. Gleisi Hoffmann e Beto Richa estão empatados, com 13%.
 

 

Nenhum comentário: